segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

vela acesa em um pueblo

Um pingo de salsa caiu na minha blusa. Desastre. Lembrei da crianca com as maos, a boca e a roupa melada pelo sorvete de acai nos dias de domingo, da torta de baunilha no restaurante,  a mamae dizendo: Nao aprendeste  a comer feito gente. Com essa idade e a mania feia de meter a mao na comida, se lambuzar todo. Tu nao aprendes né? Que bonito aquela coisa de se melar, deixar a roupa manchada, e isso tudo de comer com a mao.Usar dedos como garfo e faca. Depois a mae reclamando que nao dava pra tirar as manchas da roupa e tudo mais, as antigas recomendacoes que ja conheco.
Outro dia conheci uma senhora que so comia com as maos, e ela me disse que ficou encantada: Meu filho eu estava em um casamento, sabe, aquelas pessoas muito bem aprumadas, muito champanhe, coisa de gente que tem dinheiro. Na mesa um monte de talheres e copos, aquela comida toda. Eu ali me sentindo estranha, mas devo te dizer que a comida era boa, e pensei, porque eu devo comer como os outros?  Meti a mao no prato- uma porcelana rica, e comecei a comer. No meu pueblo se come assim. Limpei as maos no guardanapo, e me senti muito feliz. Isso tudo é costume! No teu pueblo também comem assim com as maos? Eu respondi: Nao, nao senhora. Eu nao sei, mas e que eu nao perdi o costume de juntar o farelo do prato com os dedos, de segurar o frango com a mao, e de agarrar uma imensa folha de alface. Ah sim , sim...e nao é mais gostoso? ela me perguntou...Sim sim!
Eu admiro as pessoas que nao perdem alguns costumes, principalmente se elas gostam de sentir os alimentos, e andar descalcas...tu andas descalco, meu filho? Sim, Sim! Coisa boa né? Muito bom mesmo....agora voce ve essas pessoas todas, muita gente acha que eu sou uma sem-educacao,eu sei que algumas pessoas pensam isso...mas entao eu fico surpresa e muito feliz, quando vejo alguem da sua idade fazendo isso. E ela foi me contando um monte de historias, que onde mora nao tem privada, e que vai ali no matinho mesmo feito gato, e ta tudo resolvido...adubo direto...e assim leva a vida, mantendo o contato com a natureza, com os bichos e com a morte. Ouca bem, a vida esta em todas essas coisas simples. E depois veio o homem e inventou a colher meu filho, a faca, tem coisa mais perigosa do que ter faca dentro de um restaurante? Eu a escutava atento, e sorria tambem. A gente nao leva nada do mundo. Vai ter um dia que ninguem mais vai comer com as maos e nada disso sabe, de soltar pipa na rua, de brincar de gude acender vela pros mortos...eu eu ia me perdendo no pensamento. e cada vez mais distante, pensando na salsa, na roupa manchada, na mamae...Nossa, para onde uma salsa na roupa nao leva a gente. A vida é realmente absurda. Absurda e cheia de surpresas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário